quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

RN registra aumento de mais de 100% de casos de dengue

O ano começou preocupante para as autoridades de saúde do Estado. Só em janeiro, foram registrados 366 casos de dengue no RN. Em 2010, foram 180.

O número de casos notificados de dengue só em janeiro desse ano foi de 366. Mais do que o dobro do mesmo período do ano passado, 180. A Secretaria Estadual de Saúde aguarda o resultado de exames de duas mortes com características da doença. Dois mil e onze deve ser um ano crítico para a dengue no Rio Grande do Norte.

- Tem um histórico das doenças epidêmicas, onde a gente vive anos com muitos casos e outros anos com poucos casos. A gente viveu em 2008 uma grande epidemia da doença, nós tivemos uns anos interepidêmicos, que foram 2009 e 2010 e a gente tem um risco de revivenciar essa epidemia no ano de 2011. Então, todos os apontamentos, pelo Ministério da Saúde, em todos os critérios, o estado do Rio Grande do Norte está dentro desse risco, como o índice de infestação alto, a incidência da doença ocorrendo ainda aqui no Estado. Isso são indicadores para que isso esteja ocorrendo agora – esclarece a subcoordenadora de vigilância epidemiológica, Juliana Araújo.

No mapa, a situação dos municípios que apresentam mais riscos de ter uma nova epidemia no RN. Dezenove são considerados de alto risco. Entre eles, Mossoró, Caicó, Jardim do Seridó, Santa Cruz, além de seis municípios da Grande Natal.

As chuvas que esse ano chegaram mais cedo, colocam em alerta as autoridades de saúde e a população sobre os cuidados simples e determinantes no combate à doença.

- Todo recipiente sólido que puder acumular água parada e limpa, é um possível criadouro e é ele que a gente quer eliminar – acrescenta Juliana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário