quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Cidade do Sol

A capital do Rio Grande do Norte reúne desenvolvimento econômico, natureza esplendorosa, cultura e clima de verão o ano inteiro.



O capital do Rio Grande do Norte reúne desenvolvimento econômico, natureza esplendorosa, cultura e clima de verão o ano inteiro.

Cidade nascida às margens do Rio Potenji após a construção do Forte dos Reis Magos pelos portugueses, fica na chamada “esquina do continente”. Foi batizada de “Natal” por causa da data de sua fundação: 25 de dezembro de 1599.

Natal é conhecida também por “Cidade do Sol” graças ao clima maravilhoso que garante um dos menores índices de dias de chuva do país. Na média, são 300 dias de sol no ano... Clima para turista nenhum botar defeito. Com tanto sol, ele pode aproveitar ao máximo as belas praias da cidade e passear pelas areias do Morro do Careca, um de seus principais cartões-postais: uma duna com mais de 80m de altura, na Praia de Ponta Negra; ou o Parque das Dunas, uma reserva de Mata Atlântica de 1.172 hectares, bem no meio da cidade.

Mas as atrações de Natal são diversificadas. Além das belezas naturais, festas o ano inteiro atraem multidões que fazem da cidade um destino turístico bastante visitado por estrangeiros, notadamente europeus. E eles têm gostado tanto que o estado lidera o ranking de investimentos vindos de fora.

A cultura é motivo de orgulho para o potiguar e mostra porque esta é a terra de Luís da Câmara Cascudo, um dos maiores escritores e folcloristas nacionais. Sua casa virou o Museu Câmara Cascudo, que tem por missão divulgar os patrimônios histórico, natural, cultural e, principalmente, folclórico do Rio Grande do Norte.
A folia de reis e as festas juninas permanecem ainda vivas no estado e em sua capital. Mais do que isso, reúnem milhares de participantes. No artesanato, os trabalhos delicados das rendeiras e bordadeiras tecem a continuidade da tradição e são levados para o mundo. A arte aqui faz parte do cotidiano, uma testemunha imponente disso é o Teatro Alberto Maranhão, localizado na Ribeira, um bairro que é centro cultural e patrimônio histórico da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário