terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Espanhóis querem implantar fábrica no RN

Empresários espanhóis interessados em implantar no Estado uma fábrica de placas para painéis de energia solar se reuniram dia 15, à noite, com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Benito Gama e o prefeito de Lajes, Benes Leocádio. Da reunião também participou Maria Cristina Silva, diretora-geral da empresa Geotécnica, que intermedia negócios estrangeiros no País.

A posição geográfica de Lajes e o interesse do prefeito Benes Leocádio em abrigar uma fábrica que possibilitará a oferta de 400 empregos diretos foram determinantes, de acordo com a diretora da Geotécnica, para a indicação de Lajes para abrigar o empreendimento. O município está localizado a apenas 120 quilômetros de Natal e está disposto a ceder grande área e oferecer incentivos fiscais para atrair os investimentos.

Depois de se reunir com o prefeito Benes Leocádio e a diretora da Geotécnica em Recife, os espanhóis Luis Marco Pardo e Ángel Blanco, diretores de investimentos internacionais da empresa Fluitecnik Sunergy se reuniram nesta terça-feira com o titular da Sedec, Benito Gama.

De acordo com o prefeito de Lajes e também presidente da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN), o secretário demonstrou interesse na atração do investimento para o Rio Grande do Norte e expôs alguns dos incentivos fiscais que o Governo oferece.

Ainda segundo Benes, Benito Gama mostrou que a produção de painéis solares a preços bastante competitivos, como asseguram os espanhóis, pode possibilitar a utilização da energia solar na agricultura familiar, a exemplo do que acontece no Sul e Sudeste do País, inclusive no programa Minha Casa, Minha Vida.
INDICAÇÃO

Ao explicar por que indicou Lajes para receber o empreendimento, a diretora da Geotécnica, Maria Cristina Silva, observou que “o prefeito Benes Leocádio é empreendedor, demonstrou interesse, está disposto a disponibilizar uma grande área e oferecer incentivos”.

Ao final da reunião na Sedec, ficou acertado que os empresários espanhóis apresentarão dentro de 30 dias apresentarão um projeto para implantação do empreendimento.
De acordo com os seus diretores de investimentos, o grupo Fluitecnik Sunergy tem tecnologia e pode colocar no mercado painéis com preços que representam entre 20% e 30% dos praticados atualmente no mercado.

No encontro na Sedec, o prefeito Benes esteve acompanhado do vice-prefeito Mário Madruga e do presidente da Câmara Municipal de Lajes, César Militão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário