quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

RN deve se preparar para epidemia de dengue, orienta Ministério da Saúde

Estado está entre os 16 com alto risco de enfrentarem epidemia da doença em 2011 e é um dos únicos que ainda não têm plano de contingência.
O Rio Grande do Norte está entre os 16 estados brasileiros com risco muito alto de enfrentar epidemia de dengue em 2011. A informação é do Ministério da Saúde que reuniu, nesta quinta-feira (19), representantes desses estados. O encontro teve o objetivo de reforçar as ações de controle da doença, além de preparar a rede de saúde para atendimento aos pacientes, principalmente em casos de epidemia.

“Temos que ter a plena convicção de que a dengue, além dos desafios locais, será o primeiro grande desafio comum a todos nós, nas três esferas de governo”, destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, durante a reunião.

Entre as orientações repassadas pelo MS, está a atualização dos planos de emergência em cada um dos estados. Esse plano consiste na estratégia a ser adotada em caso de grande quantidade de casos e mortes da doença.

Dos 16 estados, 14 já têm plano de contingência, conforme levantamento do Ministério. No entanto, o Rio Grande do Norte ainda não apresentou o plano ao governo federal, assim como o estado do Tocantins.

Na oportunidade, também foi anunciada a implantação de um sistema online, que está em fase de teste, para monitorar semanalmente os casos da doença e, diariamente, as mortes por dengue nos 70 municípios – Natal é um deles - em estado de atenção. O sistema será abastecido com informações vindas dos estados e municípios.

Os estados deverão notificar os casos suspeitos de dengue e mortes no prazo de 24 horas. Nos próximos dias, o ministério vai publicar uma portaria regulamentando a obrigatoriedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário