domingo, 16 de janeiro de 2011

Ensinar é atividade pouco atrativa

Nos últimos anos, o curso de magistério vem tendo dificuldade em atrair novos profissionais para a carreira da docência devido à falta de valorização do profissional e de infraestrutura na educação básica, tanto a nível nacional como estadual. O curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) conta com mais de 730 alunos matriculados todo semestre, porém as reclamações em dos alunos são muitas. O curso de pedagogia e outras licenciaturas têm as procuras mais baixas da universidade.

Para Márcia Maria Gurgel Ribeiro, chefe do Departamento de Educação da UFRN, a redução no número de inscritos no curso de Pedagogia nos últimos vestibulares, bem como em outras licenciaturas, vem ocorrendo principalmente pela grande proliferação de cursos na rede privada de ensino, a ampliação no quadro de vagas e principalmente a falta de uma política de valorização do magistério.

Com base em dados divulgados pela Comissão Permanente do Vestibular da UFRN (Comperve), os cursos de licenciaturas e educação apresentaram os menores índices de concorrência entre os 80 cursos oferecidos pela UFRN. "A baixa procura dos alunos pelos cursos de educação é um reflexo direto da inexistência da valorização do profissional e a falta de estrutura da rede de ensino" explicou a Márcia.

O coordenador do curso de pedagogia da UFRN, João Tadeu Weck ressaltou que apesar da baixa procura, o curso é considerado um dos melhores do país, porém a maior dificuldade está sendo realizar "uma ponte" das atividades desenvolvidas na universidade e as atividades em sala de aula. Ele informou que o perfil dos alunos do curso de pedagogia é composto em sua maioria por mulheres da classe média baixa, da rede pública de ensino e que escolhem o curso visando uma ascensão social.

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