quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Inscrições do ProUni iniciam dia 21 de janeiro

O Ministério da Educação divulga o cronograma do ProUni (Programa Universidade para Todas) referente ao primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão realizadas duas etapas de inscrições, cada uma delas com duas chamadas subsequentes. As candidaturas poderão ser realizadas de 21 a 25 de janeiro ou de 18 a 20 de fevereiro.

Serão oferecidas 123.170 bolsas de estudo, sendo 80.520 integrais e outras 42.650 parciais. Há opções em aproximadamente 1.500 instituições de Ensino Superior de todo o país. Enquanto os auxílios integrais são destinados a estudantes com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio, as parciais beneficiam candidatos com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Para participar é exigido também ter realizado o ENEM 2010 (Exame Nacional do Ensino Médio), com no mínimo 400 pontos na média das cinco notas do exame (ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias, e a redação) e nota superior a zero na redação. Além disso, é preciso ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular na condição de bolsista integral.

As etapas de inscrições são independentes. Portanto, o candidato que não for pré-selecionado na primeira fase poderá se inscrever novamente no programa. A oportunidade não será válida para os estudantes pré-selecionados na primeira etapa, exceto nos casos em que não houver formação de turma. Em cada etapa, será possível escolher até três opções de curso e instituição. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente pela Internet.

A relação dos candidatos pré-selecionados na primeira chamada está prevista para ser divulgada no dia 28 de janeiro. Os estudantes contemplados deverão comprovar suas informações junto às instituições de ensino até o dia 4 de fevereiro. Caso ainda existam vagas disponíveis, será realizada uma nova chamada no dia 11 de fevereiro, com prazo para comprovação dos documentos até 17 de fevereiro.

Já o resultado da segunda fase do programa será divulgado no dia 27 de fevereiro. Nessa etapa, a comprovação dos documentos necessários deverá ser feita até 4 de março. Uma segunda chamada poderá ser lançada no dia 13 de março.

Mais informações podem ser obtidas no site oficial do ProUni.

Nenhum comentário:

Postar um comentário