terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Presidente do INEP deixa o cargo

Após uma série de falhas no sistema de informática que faz as inscrições do SiSU, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Joaquim Soares Neto, deixará o cargo. A saída de Soares Neto já era cogitada desde o ano passado, por causa das falhas na impressão de 21 mil cadernos de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O MEC teve que reaplicar parte das provas. Segundo a assessoria do MEC, Soares Neto pediu demissão ao ministro da Educação, Fernando Haddad. Para o lugar de Soares Neto, de acordo com a assessoria do MEC, foi convidada Malvina Tania Tuttman, reitora da Universidade Federal do Estado do Rio (UniRio).
Prazo
O MEC prorrogou o prazo final para inscrições no SiSU para as 23h59 de quinta-feira (20). O prazo original terminaria nesta terça-feira (18). Segundo o MEC, o prazo foi prorrogado por uma decisão judicial que obriga a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) a acabar com a reserva de parte de suas vagas para estudantes da rede pública do estado. A decisão, de sexta-feira (14), determina o aumento do prazo de inscrições no SiSU até quinta-feira.
A medida beneficia também estudantes das cidades atingidas pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro, segundo o ministério, que disponibilizou pontos gratuitos de acesso à internet nestas localidades para os estudantes poderem se cadastrar no SiSU.
De acordo com o MEC, o resultado da primeira chamada estará disponível para consulta dos candidatos no dia 24 de janeiro e os estudantes selecionados poderão efetuar a matrícula na instituição de ensino entre os dias 27 e 31 de janeiro, sempre nos dias úteis. Outras duas chamadas serão realizadas nos dias 4 e 13 de fevereiro.
O início das inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni), que dá bolsa de estudos em universidades privadas, está marcado para sexta-feira (21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário