terça-feira, 29 de março de 2011

Morre ex-vice-presidente José Alencar




O ex-vice-presidente da República José Alencar morreu às 14h40 desta terça-feira, 29, informou a TV Globo. Alencar tinha 79 anos e lutava contra um câncer no abdômen há mais de 13 anos. Ele havia passado por 17 cirurgias.

Empresário bem-sucedido, José Alencar nasceu em Muriaé (MG) em 19 de outubro de 1931, o décimo primeiro dos 14 filhos de Dolores Peres Gomes da Silva e Antônio Gomes da Silva. Com dom para os negócios, tornou-se um ícone no país não só no ramo industrial, onde ergueu um império no ramo têxtil. A resistência física a diversas cirurgias e internações fez com que a população passasse a admirar o ex-vice-presidente também pelo exemplo de persistência e luta pela vida. No entanto, os médicos não tiveram como evitar a morte do ex-senador de Minas Gerais.



O comércio vendia de tudo um pouco: guarda-chuva, sapatos, tecidos. Sem muito de onde tirar recursos para a loja crescer, Alencar comia marmita e dormia na própria loja, de acordo com seus próprios relatos.

Em 1953 ele vendeu a loja para abrir outra que comercializava cereais por atacado. Seis anos depois, e Alencar daria o passo decisivo para seu sucesso empresarial: com a morte do irmão Geraldo, em 1959, ele assumiu a empresa de tecidos União dos Cometas. Em 1963, fundou a Companhia Industrial de Roupas União dos Cometas e deu o nome de Wembley Roupas S.AQuatro anos mais tarde, foi a vez de se juntar ao deputado Luiz de Paula Ferreira para criar a Coteminas (Companhia de Tecidos Norte de Minas) na cidade de Montes Claros, a 425 quilômetros de Belo Horizonte. Em 1975, ele inaugurava a mais moderna fábrica de fiação do Brasil.

Hoje, a Coteminas se espalha por 11 cidades em Minas Gerais, Paraíba, Santa Catarina, Rio Grande do Norte e Argentina. A companhia, dona de quatro marcas, exporta de camisetas a roupões de banho para Estados Unidos, Europa e América do Sul.
.Com tanto sucesso nos negócios, Alencar acabou presidente da FIEMG (Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais) e vice-presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), o que lhe deu projeção nacional para virar político no começo da década de 1990.

Nenhum comentário:

Postar um comentário