segunda-feira, 7 de março de 2011

Nasa não reconhece descoberta de "bactéria alienígena"

Astrobiólogo teria encontrado prova de que existe vida fora da Terra. Pesquisa ainda não foi aceita pela comunidade científica.

A Nasa divulgou nesta segunda-feira um comunicado oficial deixando claro que não tem participação na pesquisa que teria encontrado provas de vida alienígena. Richard Hoover, astrobiólogo que trabalha na agência, assinou um estudo afirmando isso, divulgado pelo “Journal of Cosmology” na última sexta-feira.

A descoberta veio pela análise de um meteorito chamado condrito carbonáceo CI1 – um tipo raro, há apenas nove deles registrados na Terra. Examinando com microscópios, ele encontrou o que seriam fósseis de bactérias semelhantes às cianobactérias.

A análise concluiu ainda que as bactérias fossilizadas não seriam contaminantes terráqueos, mas sim organismos nativos do corpo celeste que originou aquele meteorito – alguma lua, por exemplo.

A conclusão de que essa era uma prova definitiva de existência de vida alienígena foi contestada na sociedade científica dos EUA. O “Journal of Cosmology” não é uma publicação bem aceita no meio. Seus métodos de revisão são considerados pouco rigorosos do ponto de vista científico, ou seja, os artigos divulgados por ele nem sempre têm fundamento.

O comunicado divulgado pela Nasa, assinado por Paul Hertz, chefe da Diretoria de Missão Científica da agência, endossa este ponto de vista:

“A Nasa não pode estar por trás ou apoiar uma afirmação científica a menos que ela tenha sido aprovada por análise colegial ou examinada detalhadamente por outros especialistas qualificados. Esse artigo foi enviado em 2007 para o ‘International Journal of Astrobiology’. Contudo, o processo de análise colegial não o aprovou. A Nasa também não tinha conhecimento do envio do artigo para o ‘Journal of Cosmology’ nem de sua consequente publicação”, dizia o texto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário