sábado, 30 de abril de 2011

Seec inicia processo de escolha do livro didático

Secretaria Estadual de Educação inicia este mês o processo de escolha do livro didático do Ensino Médio para o ano de 2012. O processo de escolha acontecerá em 291 escolas da rede estadual de ensino e beneficiará a mais de 125 mil estudantes cadastrados no Censo Escolar.

júnior santosEstudantes terão em sala de aula livros didáticos selecionados pelos seus professoresEstudantes terão em sala de aula livros didáticos selecionados pelos seus professores
O processo de escolha faz parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNDL) do Ministério da Educação. A escolha deverá ser feita por professores pertencentes ao quadro de funcionários das escolas e dentro de suas respectivas áreas de atuação. Será feita de forma coletiva, transparente, e com professores bem informados. O processo contará com discussões em grupo e encontros organizados por disciplinas pela Secretaria de Educação.

A análise das obras e o guia do livro didático encontram-se disponíveis no site www.fnde.gov.br. O guia também será entregue pelo Ministério da Educação, através do Correio, às escolas ainda em abril.

A Secretaria de Educação também estará enviando para as escolas, manual de orientação sobre o processo de escolha do livro didático. “Nosso objetivo é contribuir com informações importantes para que o professor faça a melhor e mais eficiente escolha, sobretudo no aspecto pedagógico”, afirma a secretária Betânia Ramalho Leite.

Serão escolhidos livros didáticos para os três anos do Ensino Médio para Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna (Inglês e Espanhol), Matemática, Geografia, História, Filosofia, Sociologia, Química, Física e Biologia. A vigência dos livros escolhidos será de três anos a partir de 2012.

Registro apenas pela Internet

O registro da relação dos livros escolhidos será feito apenas pela Internet, no período de 23 de maio a 12 de junho, através do portal www.fnde.gov.br, seção Destaques, no link Escolha PNDL 2012.

Para que os professores tenham ao sistema de registro do livro didático, o Fnde (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação) enviará Carta Amarela pelo Correio com uma senha e o login.

A responsabilidade pela guarda do sigilo da senha cabe a unidade de ensino. No caso de roubo ou furto da senha, a escola ou a Secretaria de Educação devem enviar ofício ao FNDE, com a respectiva cópia do Boletim de Ocorrência, relatando o fato.

Responsabilidade

Cabe a direção da escola, designar o responsável pelo registro da relação de livros escolhidos. O FNDE informa que só será aceito um CPF por escola para fazer o registro, e que não será aceito mais de uma escola com o mesmo CPF.

O documento “Compromissos da Escola” é uma das etapas do processo de escolha do livro didático. Nele, estão listados os compromissos sobre as escolhas e as competências da Escola.

Após o conhecimento dos Compromissos da Escola, o sistema irá exibir o Código de Segurança. Este código será solicitado caso a escola necessite acessar outra vez o sistema de escolha. A guarda, o uso e o sigilo desse código são da direção da Escola e do responsável pelo registro da relação de livros escolhidos.

Os livros deverão ser entregues até o dia 31 de janeiro de 2012. O FNDE enviará uma Carta Azul com informações de livros adquiridos para a Escola. Esta carta deverá ser utilizada para conferência das encomendas entregues pelos Correios. A quantidade de livros adquiridos, postados e entregues na Escola também estará disponível no link “Distribuição pnld/pnbe/pnlem” do portal www.fnde.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário