sábado, 11 de junho de 2011

Dengue já matou sete pessoas no RN

A Sesap divulgou ontem o número de casos de dengue notificados e acumulados desde o início do ano até o dia 4 de junho, período em que foram notificados 13.925 casos, com a confirmação de 4.515 pacientes infectados pela dengue. O boletim da semana epidemiológica de nº 22 aponta que, em todo o Estado, foram notificados 25 óbitos suspeitos de dengue, mas deste total só sete mortes foram confirmadas nos municípios de Natal, Mossoró, Macaíba, Parnamirim, Taipu, Jandaíra e Boa Saúde.

Por conta da morosidade dos municípios em alimentarem por e-mail o sistema de informação da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), mas que será feito on line a partir do segundo semestre nos 20 municípios considerados prioritários, ainda não é possível se saber, com segurança, qual está sendo a curva de casos de dengue no Rio Grande do Norte.

A coordenadora do Programa Estadual de Combate à Dengue, Kristiane Fialho, confirmou que muitos municípios sequer mandaram informações da primeiras semanas epidemiológicas, como as de números 6, 7 e 8.

Kristiane Fialho disse a tabulação dos dados já está na 22ª semana epidemiológica, mas se continua recebendo dados enviados com atraso pelos municípios.

Em alguns casos, confirmou ela, os municípios só enviam os dados quando necessitam do carro fumacê "quando ocorre a explosão" de pessoas infectadas pelo vírus transmitido pelo aedes aegypti, o mosquito vetor da dengue.

Segundo ela, existe uma nota técnica do Ministério da Saúde orientando que só em casos "de alta transmissão" da doença, é que o carro fumacê deve ser deslocado para o município em questão. "A gente abre o sistema e vê que, num município, existe um ou dois casos, só então alimentam o sistema, quando pedem o fumacê", disse ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário