quarta-feira, 25 de maio de 2011

Mais de 1,2 milhão de estudantes já se inscreveram no Enem 2011

Até o fim da tarde desta quarta-feira (25), 1.260.235 de pessoas se inscreveram para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011. Desse total, cerca de 500 mil não estão confirmados, porque os candidatos ainda não fizeram o pagamento da taxa de inscrição de R$ 35. Alunos que cursam o 3° ano do ensino médio em escola pública são isentos do pagamento.

As inscrições para o Enem 2011 começaram na segunda-feira (23) e seguem até 10 de junho, exclusivamente pela internet. Até o momento, São Paulo lidera em número de inscritos, com 213 mil, seguido por Minas Gerais (131 mil), Rio de Janeiro (95 mil) e Bahia (92 mil).

As provas serão aplicadas nos dias 22 e 23 de outubro. A previsão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) é que o número de inscritos chegue a 6 milhões. Em 2009, o Ministério da Educação deu início a um projeto de substituição dos vestibulares tradicionais pelo Enem como forma de ingresso na universidade. A partir do resultado da prova, os alunos se inscrevem no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e podem pleitear vagas em instituições públicas de ensino superior de todo o país.

A participação no Enem também é pré-requisito para os estudantes interessados nas bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os benefícios são distribuídos a partir do desempenho do candidato no exame e podem ser integrais ou parciais, dependendo da renda da família.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário