segunda-feira, 29 de agosto de 2011

UFRN será beneficiada com o programa do governo federal Ciências sem Fronteiras


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte está entre as universidades brasileiras selecionadas para participar do programa Ciências sem Fronteiras, do Ministério da Ciência e Tecnologia, que prevê a distribuição de 75 mil bolsas de estudo para alunos de graduação e pós-graduação que desejam fazer estágio no exterior. O critério para a participação da UFRN nesse programa é a sua inclusão entre as Instituições Federais de Ensino Superior com IGC (Índice Geral de Curso) entre 4 e 5.

O programa Ciências sem Fronteiras se propõe a promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. As bolsas possibilitarão que os estudantes brasileiros façam estágio no exterior, onde manterão contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
A intenção é, também, atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no Programa, assim como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da UFRN, Valter Fernandes, terão prioridade os alunos que tiverem bom rendimento acadêmico e proficiência no idioma falado na instituição de destino. Ainda não foi definido o número de bolsas que serão destinadas à UFRN, mas o pró-reitor acredita que será proporcional ao número de bolsas de Iniciação Científica (PIBIC, PIBIT, PIBIC AF e PIBIC EM), que entre 2009 e 2010 teve um crescimento de mais 500 bolsas, totalizando hoje 1.276 bolsas.

No programa Ciência sem Fronteiras, as áreas prioritárias são:

Engenharias e demais áreas tecnológicas;
Ciências Exatas e da Terra;
Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
Computação e Tecnologias da Informação;
Tecnologia Aeroespacial;
Fármacos;
Produção Agrícola Sustentável;
Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
Energias Renováveis;
Tecnologia Mineral;
Biotecnologia;
Nanotecnologia e Novos Materiais;
Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
Biodiversidade e Bioprospecção;
Ciências do Mar;
Indústria Criativa;
Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
Formação de Tecnólogos.

Com informações da Agecom-UFRN



Nenhum comentário:

Postar um comentário