quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Proibição do trote entre os alunos

De acordo com o dicionário Aurélio, a palavra trote significa “zombaria que os veteranos das escolas sujeitam os calouros”. Será essa a expectativa de um estudante, que passou horas se dedicando aos estudos, para conquistar uma vaga numa instituição pública de ensino superior? Analisando essa questão, a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) aprovou uma resolução proibindo o trote entre os alunos, cujas ações possam trazer constrangimento, violência ou agressão física, moral ou psicológica dentro e fora da Universidade.

De acordo com a resolução, a instituição tem a obrigação de “assegurar a preservação da integridade física, moral e psicológica dos estudantes da UFRN, bem como a realização de atividades de recepção de novos ingressos”. Dessa forma, é função da Universidade difundir a “observância dos princípios da civilidade, do respeito e do decoro universitário dentro e fora de seus espaços físicos”.

Pensando em promover ações de integração entre os estudantes e estimular ações sociais, a UFRN incentiva o trote cidadão e irá realizar, na segunda-feira, 4 de fevereiro, uma festa para recepcionar os novos alunos, no Campus Central. A recepção dos calouros dos campi do interior será no dia 5, no Centro Regional de Ensino Superior do Seridó (CERES), em Currais Novos e Caicó. Já no dia 6, serão recepcionados os novos estudantes da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi (FACISA), em Santa Cruz.

A Pró-Reitora de Assuntos Estudantis (PROAE), Janeusa Trindade, explica que havia uma solicitação por parte de alguns alunos, pais e professores para que fosse tomada uma medida em relação ao trote. “Os alunos passavam por uma situação degradante, ficavam sujos, pedindo dinheiro nos sinais e colocavam suas vidas em risco. Então, ficou entendido que o melhor seria criar um documento para regulamentar essa situação”, explica.

Ainda de acordo com a pró-reitora, após a aprovação do documento, os casos diminuíram bastante. Foram registrados apenas dois eventos de desobediência que estão sendo investigados por um processo administrativo. “Nós encaminhamos as denúncias para os centros e foi aberta uma sindicância para apurar os fatos”, explicou.

sábado, 19 de janeiro de 2013

UFRN inicia cadastramento de alunos aprovados no Vestibular e SiSU

Começou na manhã desta sexta-feira, 18, o cadastramento para os alunos aprovados no Vestibular 2013 e no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O cadastramento é realizado no Ginásio de Esporte do Campus, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Os aprovados devem comparecer ao local com os seguintes documentos: diploma ou certificado de conclusão do ensino médio, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

Para os estudantes aprovados nos cursos oferecidos em Natal ou Macaíba, o cadastramento e a matrícula acontecem no Ginásio de Esporte do Campus Universitário, das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já para os alunos que escolheram cursos sediados em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, o cadastramento e a matrícula são realizados nos respectivos municípios, nos horários das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Os classificados na primeira opção de curso serão retirados do sistema após as chamadas. Portanto, se não efetuarem o registro acadêmico no período estipulado não terão outra chance. O cadastramento segue no início da próxima semana, dias 21 e 22.

Expectativa

As expectativas dos alunos em relação à UFRN são as melhores possíveis. Segundo o estudante Jaime Coutinho, 30 anos, aprovado em Matemática, “estou empolgado para entrar na UFRN, apesar de que na minha primeira opção escolhi o curso Tecnologia de Informação. A disciplina de Matemática é uma área que gosto e acho interessante”.
A estudante Kimmolly Ferrari, 17 anos, aprovada em Geologia, está ansiosa e feliz. “Fiz o IFRN e paguei uma matéria de Geologia. A partir daí me apaixonei pela disciplina, tentei o Enem, a prova foi boa e consegui ser chamada. Sei que o curso é um pouco difícil, mas gosto muito e estou muita ansiosa para começar”.

Caio Silva, 19 anos, vai cursar Física. “Nunca imaginei fazer Física apesar de ter sido minha primeira opção. Meu objetivo é aproveitar essa matéria para que, no futuro, consiga fazer Engenharia Civil, um curso que sempre desejei”.

Para o estudante Lucas Silva, 17 anos, que vai cursar Química, sua expectativa é muito boa: “ansioso e empolgado para iniciar o curso. A química me fascina e fico completamente envolvido pelos assuntos”, afirmou.

Mais informações na página do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) www.comperve.ufrn.br, na seção "editais e manuais". O certame do SiSU está, em "editais abertos", no site da PROGRAD www.prograd.ufrn.br..

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Mais de 88% das vagas do SiSU para a UFRN são ocupadas por potiguares

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) divulgou por meio da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), na tarde desta segunda-feira, 14, informações a respeito dos resultados do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Durante uma entrevista concedida à imprensa, o pró-reitor adjunto de Graduação, Adelardo de Medeiros, mostrou que quase 90% das vagas do SiSU para UFRN foram ocupadas por residentes do Rio Grande do Norte.

De acordo com o pró-reitor adjunto de Graduação, 88,2% dos candidatos que se inscreveram no SiSU residem no Rio Grande do Norte. “Esse dado mostra que mesmo sendo uma seleção nacional, a maioria dos estudantes que escolheu a UFRN é daqui” disse.

Para Adelardo de Medeiros, também houve uma boa distribuição entre os campi e os municípios. “Aqui no Campus Central temos uma grande concentração de estudantes da área metropolitana, já nos campi do interior foram selecionados mais candidatos de lá”, explicou.

O pró-reitor adjunto considera ainda que as notas para a UFRN foram altas. “A média é 500, mas todos os cursos da Universidade estão com nota acima de 600”.  Os cursos com maiores notas registradas foram Psicologia, Química do Petróleo e Tecnologia da Informação.

O primeiro lugar geral do SiSU foi o candidato Luis Felipe Bezerra Lopes, com a nota 812,30 para o curso de Psicologia. O segundo lugar geral foi Ana Eloisa Melo Novaes, com nota 809,60 para a graduação de Química do Petróleo; e o terceiro lugar geral foi Jacqueline Avelino Oliveira, com a nota 804,52 para Tecnologia da Informação.

Cadastramento

O resultado da primeira chamada foi divulgado nesta segunda-feira, 14, e o da segunda chamada está previsto para ocorrer em 28 de janeiro, no site do SiSU e das instituições. Os aprovados na primeira chamada farão o cadastramento no período de 18, 21 e 22 de janeiro de 2013; na segunda chamada, no período de 1º, 4 e 5 de fevereiro de 2013.

Para os estudantes que fizeram as provas do processo seletivo em Natal ou Macaíba, o cadastramento e matrícula serão efetuados no Ginásio de Esporte do Campus Universitário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.  Já para os alunos que escolheram fazer as provas em Caicó, Currais Novos e Santa Cruz, o cadastramento e a matrícula devem ser feitos das 8h às 11h e das 14h às 17h nos respectivos municípios.

Todos os aprovados devem comparecer aos locais de cadastramento portando diploma de conclusão do ensino médio, Identidade, CPF, quitação eleitoral e militar, além dos documentos referentes às ações afirmativas, para os que foram beneficiados por cotas sociais.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Uma hora para a família "Claúdio"

 

Paula Ramona,

A família Claúdio (olha que não é uma pequena família são 14 tios que temos) sente-se honrada em poder comemorar este dia (mesmo não podendo estar presente) quer parabeniza – lá, pela a tão sonhada e merecida graduação de medicina, que aconterá dia 25 de janeiro de 2013 em Brasília, foram muitos dias de lutas, renúncias, para hoje você realizar o que realmente almejavas. 

                                                                      PARABÉNS!